sexta-feira, 5 de junho de 2009

Artigo Científico

Um artigo científico costuma ter uma estrutura considerada padrão.


Elementos pré-textuais

São considerados elementos pré-textuais de um artigo científico:

a) Título, e subtítulo (se houver);

b) Nome(s) do(s) autor(es);

c) Resumo na língua do texto;

d) Palavras-chave na língua do texto.


Elementos textuais

São considerados elementos textuais de um artigo científico:

a) Introdução: na introdução deve-se expor uma visão geral do tema abordado.
Deve constar dos seguintes itens: (a) o objeto do estudo; (b) o ponto de vista que

foi abordado; (c) trabalhos que abordam o tema e, (d) as justificativas do tema, o
problema da pesquisa, a hipótese do estudo, o objetivo pretendido, o método
utilizado e os resultados;

b) Desenvolvimento: caracteriza-se como a parte principal do trabalho, deve ser
apresentado o referencial teórico, a metodologia, os resultados e a discussão do
trabalho;

c) Conclusão: nesta parte do artigo deve-se responder às questões da pesquisa de
acordo com os objetivos e hipóteses, apresentar recomendações e sugestões
para próximas pesquisas.



Elementos pós-textuais

São considerados elementos pós-textuais de um artigo científico:

a) título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira;

b) resumo em língua estrangeira;

c) palavras-chave em língua estrangeira;

d) nota(s) explicativa(s);

e) referências;

f) glossário;

g) apêndice(s);

h) anexo(s).

Resenha

A resenha é uma apresentação do resumo de um texto juntamente com a
crítica da obra.


Para uma melhor compreensão quanto à elaboração de uma resenha, são
propostos os seguintes passos:

a) primeiramente deve ser indicada a referência da obra, objeto do trabalho
acadêmico (livro ou capítulo);


b) em um segundo momento, devem ser indicadas informações sobre o/a autor/a
(titulação, vida acadêmica, outras obras);


c) logo em seguida, um resumo dos tópicos principais, ou seja, as idéias principais
da obra, é apresentado.


d) após a exposição destes tópicos, segue-se a análise crítica da obra. o/a
estudante ou resenhista dialoga com o/a autor/a e avalia o texto (quanto ao
conteúdo, quanto a coerência de seus objetivos ou contextualiza as afirmações
do autor, dentro do universo histórico ou intelectual);


e) outras informações devem ser acrescentadas à resenha, se solicitadas ao/à
estudante ou resenhista.